Quando cobrar a revista sobre seu artigo enviado
Atualizado: 16 de dez. de 2024
Comunicação é a alma do negócio para qualquer coisa...
Você enviou um artigo para publicação em uma boa revista e ainda não recebeu resposta depois de 2 meses que submeteu o artigo?
Nesse caso você já pode cobrar o editor de maneira educada sobre quando receberá a resposta dos revisores... Você sabia que quando os editores nos enviam artigos para avaliar, como revisores, (e geralmente de graça) precisamos responder dentro de 1 mês?
Pois é, então contando o tempo de recebimento inicial pelo editor da revista + checagem das normas da revista e eventuais figuras ou referências com erro + e-mail do editor para você junto com a avaliação dos revisores - isso tudo deve tomar mais ou menos umas 2 semanas além do 1 mês da avaliação dos revisores para finalizar tudo.
RESUMO: Seu artigo será (espero) enviado para revisão por pares. E isso leva algum tempo. Os editores devem selecionar revisores, convidá-los e aguardar sua aceitação. Até 70% das solicitações de revisão por pares são recusadas. Esse processo de seleção também pode levar alguns dias para ser concluído.
Depois, há o tempo de espera para que as revisões por pares voltem (por volta de 1 mês). Os editores geralmente visam 2-3 revisores. Mas às vezes os editores precisam equilibrar críticas negativas (ou excessivamente positivas. Isso também pode levar um tempo.
Portanto, dentro de 6-8 semanas após a submissão você DEVE cobrar do editor seu artigo. Se você não apressar e a revista não for muito organizada, o artigo pode ficar parado em algum lugar esquecido... Faça isso!
Como cobrar de maneira educada?
I am writing to ask if I can do something to speed up my recent submission to your journal. I submitted on xxx DATE. Can I make some suggestions for additional peer-reviewers?
Desse modo você está sendo educado e ainda pode sugerir mais revisores que não tenha conflito de interesse para avaliar seu artigo.
O que seria conflito de interesse?
se o revisor não participou de nenhuma banca de defesa de sua tese
colaborou em seu artigo de algum modo
revisou seu artigo antes de submeter para a revista, etc
Pode então ser revisor:
se você conheceu em algum congresso e conversaram sobre seu trabalho de maneira a trocar idéias
autores de artigos que você já leu e está dentro do escopo de seu artigo
colaboradores científicos de outros colegas mas que não participaram ou viram seu trabalho, etc.
INTERESSANTE: A editora suíça Frontiers, que publica mais de 90 periódicos científicos em acesso aberto, desenvolveu um software que oferece um serviço inovador: ele avisa quando os autores de um manuscrito e os editores e revisores que estão apreciando o seu conteúdo já assinaram juntos outros artigos, em uma proximidade que pode tornar a avaliação subjetiva e configurar um conflito de interesses. Denominado Artificial Intelligence Review Assistant (Aira), a ferramenta está sendo utilizada no processo de revisão por pares de revistas da Frontiers com o propósito de fornecer um alerta objetivo sobre interações prévias entre quem produz e quem avalia o conhecimento. Cabe ao editor-chefe da revista, em última instância, arbitrar se esses contatos anteriores afetam ou não a isenção da análise.
Então cobre o editor, pois se comunicar é a alma do negócio e do mundo científico também.
Comentarios