E o chatGPT ajuda a escrever artigos?
A mídia tem falado sobre o chatGPT, que vai revolucionar a coleta de informações e análise, melhorar processos que demandam muito tempo e acabar com várias posições de trabalho de maneira eficiente e fazendo melhor.
E para o mundo científico e da escrita de artigos?
Se pensarmos bem sobre isso, como um coletor de informações na internet como o Chat GPT vai poder escrever ou editar um artigo com as nuances de um cérebro humano?
Se você pedir para escrever um texto sobre uma determinada área, o chatGPT pode gerar esse texto de maneira generalista e superficial e citar artigos de apoio. Porém você corre o risco de juntar um texto com probabilidade alta de plágio, referências erradas, pois o ChatGPT não está sempre atualizado, e ainda por cima sem uma contextualização do texto, que somente a mente humana pode fazer, principalmente um expert na área em questão.
Portanto, afinal, o que o chatGPT pode nos ajudar?
corrigir erros gramaticais, de pontuação e tipográficos
fazer uma busca superficial dos principais artigos em uma área, porém com possibilidade de gerar referências com erro e pouco atualizadas.
Fazer um resumo sobre um determinado assunto, utilizando dados livres acessíveis via internet e apresentando para você com algumas poucas modificações do texto original (plágio disfarçado?).
O que o chatGPT não faz?
** Todo o resto.
Vejam essa tabela que compara a edição humana de um artigo com a edição de um texto pelo chatGPT
Fonte: Enago Academy https://www.enago.com/academy/negative-costs-of-using-chatgpt-to-edit-research-manuscript/
Pode-se observar acima que nuances na escrita, conhecimento dos jargões da área e contextualização do texto se perde com o chatGPT.
Portanto, o uso de softwares que usam a Inteligência Artificial (AI) já são muito eficientes para a área científica (veja nosso blog), o que é diferente do uso do chatGPT para escrever um artigo. O ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta complementar para iniciar uma escrita e ajudar no "writer's block", mas nada substitui a mente humana para um artigo com o toque pessoal da sua escrita, para compreensão do texto e para um feedback crítico e contextualizado.
Espero que ajude 😊.