Como publicar sua tese
- Flavia Pinheiro Zanotto
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Enquadrando sua tese para publicação em revista científica
Comparado a uma dissertação, um artigo científico exige um arcabouço teórico mais rigoroso, uma introdução mais sucinta da literatura, uma apresentação mais enxuta da metodologia e uma discussão mais restrita e focada nos resultados apresentados.
Cortando no comprimento da tese
Os artigos derivados de dissertações costumam ser mais longos que outros manuscritos. Nas dissertações, há uma tendência a mencionar tudo sobre o problema de pesquisa sob investigação. Aparar efetivamente o comprimento não é uma questão de "recortar e colar", mas de selecionar e reescrever. A substância deve ser preservada ao cortar detalhes em excesso que são importantes para a dissertação, mas irrelevantes para o artigo científico.
As abordagens a seguir geralmente ajudam na seletividade e na brevidade:
Se a dissertação abordar várias questões de pesquisa distintas, restrinja o foco a um tópico específico - seja seletivo em apresentar o problema. Mais artigos podem derivar da tese, vale parar, pensar e planejar...
Tente controlar os resultados. Muitas vezes, a dissertação relata tudo, inclusive resultados estatísticamente “quase significativos”. Esses resultados não são mencionados em artigos científicos. Pode ser detalhado, se necessário, como material suplementar para a revista.
Tente evitar as armadilhas comuns de muitos pós-graduandos iniciantes. Isso inclui, por exemplo, relatar que os dados foram analisados com um determinado pacote de computador ou apresentando resultados significativos na seção de discussão, repetindo o que já está nos resultados.
Certas convenções de dissertações não se prestam ao formato de apresentação de artigos científicos:
Por exemplo, como Carver (1984) aconselha, "não inclua uma seção de Definições de termos ". . . Esta seção é popular em teses de doutorado, mas muitas vezes é um sinal de ingenuidade nos artigos científicos”.
5. Seja seletivo nas referências relatadas no artigo. As dissertações geralmente têm um número de citações enorme - escolha as mais destacadas ao revisar para um artigo a publicar e usar referências de no máximo 10 anos atrás.
Estilo de escrita
Preste atenção especial à qualidade da escrita. Esforce-se pela clareza; exclua palavras pouco comuns; seja explícito, mas não excessivamente detalhado; use a voz ativa; e, é claro, use a gramática correta.
Interpretação de dados
Um problema comum em um manuscrito mal preparado derivado de um trabalho de dissertação é uma superinterpretação dos dados. Pesquisadores inexperientes tendem a acreditar desenfreadamente na força de seus resultados. Problemas de superinterpretação em dissertações não são incomuns, uma vez que o candidato investiu muito tempo e energia em um empreendimento acadêmico. Portanto, mostre moderação ao tirar suas conclusões.
Para finalizar, lembre-se de que revisores e editores reconhecem facilmente um manuscrito que foi descuidadamente convertido de uma tese ou dissertação.
✅ Veja mais em
Comments