top of page
Foto do escritorFlavia Pinheiro Zanotto

Como escrever o seu artigo científico?



Quando começamos a escrever um artigo científico geralmente pensamos na ordem das seções do artigo científico:


Resumo, Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.


E com isso, começamos a escrever o resumo do artigo. Porque essa não é a melhor maneira de iniciar? Porque o resumo deve ser a última parte a ser escrita pois ali você vai condensar tudo aquilo que já foi escrito no artigo já completo e finalizado.


Então, dito isso, qual a primeira parte a escrever de um artigo?

Se você ja finalizou a sua pesquisa, e por isso mesmo vai começar a escrever o artigo, imagino que você já tenha os resultados finalizados em gráficos e tabelas, não é?


Por isso, comece a escrever esta parte do artigo, os resultados, juntamente com os métodos, que acompanha os resultados mostrados. Quando você escreve o artigo, você escolhe os melhores resultados em tabelas ou figuras e como você quer apresentar. Um cuidado aqui: não mostre os mesmos resultados em figuras e em tabelas, você deve escolher o melhor dentre um deles para mostrar os seus resultados.


Às vezes, você não quer colocar todos os resultados que obteve com sua pesquisa nesse específico artigo... Uma parte dos resultados pode estar pouco clara e não será mostrada agora, ou outra parte você resolve usar para o próximo artigo, ou ainda alguns dados coletados serviram para um "insight" ou idéia nova e precisa de mais coleta de dados para finalizar. Qualquer desses motivos são válidos...

Após terminar os métodos e os resultados, o que vem depois, na lógica? Discussão ou Introdução? Acertou se pensou na Discussão, pois é nessa seção que você poderá discutir seus resultados com aquilo que já existe na literatura, sugerir novas direções, quais são as limitações e vantagens do seu trabalho... enfim "discutir" seus resultados de acordo com outros achados já publicados.


Aí então é que segue a Introdução... Agora você pode focar nos aspectos essenciais do artigo e que já foram discutidos e abordar: conceitos gerais da área, o que já foi relatado na literatura e o que você está fazendo que seria novidade ou original. E finalmente, afunilando para assuntos mais específicos do artigo até chegar nas hipóteses e objetivos.


Se você começa a Introdução mais cedo (antes da discussão), ela pode ficar fora do foco do artigo, e muito longa, e já sabemos que as revistas científicas hoje querem artigos enxutos e diretos.

Por último o Resumo! Porque é nessa parte que você coloca todos os aspectos do trabalho que compõem um resumo: Problema abordado, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. O Resumo tem tudo que está no artigo de maneira telegráfica e estruturada... O resto já estava pronto e você pode até mesmo cortar e colar pedaços de cada seção do artigo para compor o Resumo e reorganizar. Fácil não?

Então qual é a ordem mesmo? Resultados, Métodos, Discussão, Introdução e Resumo.


Portanto esqueça a ordem dos itens em um artigo, eles não servem para nortear a escrita.


Note que escrever o resumo logo no início da escrita do artigo, faz com que você volte no Resumo para consertá-lo pelo menos 10x antes de finalizar o artigo! Perda de tempo...

149 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page